Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige diálogo sob égide da ONU na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A oposição exige um diálogo com a maioria presidencial sob a égide das Nações Unidas para resolver a questão da crise de legitimidade na RD Congo, afirmou terça-feira Selet Yemba, da União Nacional Congolesa (UNC) de Vital Kamerhe.

"O diálogo entre a maioria presidencial, a oposição e todas as forças vivas deve ser feito sob a égide da comunidade internacional, em conformidade com o acordo quadro de Addis Abeba e a resolução 2798 do Conselho de Segurança das Nações Unidas », sublinhou.

Yemba disse que o país conheceu vários problemas desde a organização das eleições de 2011, adiantando que para a UNC o opositor Etienne Tshisekedi venceu as eleições de 2011 e "não é normal que esteja fora das instituições".

Defendeu que "para resolver esta crise é preciso diálogo" para permitir resolver alguns problemas para as próximas eleições previstas para 2016.

« Não podemos aceitar ir às eleições enquanto a sociedade civil e grande parte da oposição afirmam que não estamos numa boa via », sublinhou.

Na maioria presidencial, no entanto, não se acredita na credibilidade deste pedido. « A porta está aberta. Vamos continuar o que começámos com os que foram suficientemente razoáveis e que participaram nas concertações nacionais », declarou o ministro dos Médias e porta-voz do Governo, Lambert Mende.

-0- PANA KON/IS/MAR/TON 10set2014