Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige demissão de primeiro-ministro e de Governo na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) - O Movimento do Povo (MP), partido da oposição tunisina, apelou esta quinta-feira para a demissão do primeiro-ministro Youssef Chahed e do seu Governo, para que a situação política e social no país não se deteriore mais ainda e se torne mais instável.

Num comunicado do partido divulgado no mesmo dia, o MP criticou aquilo que qualificou de "fracasso do Governo do Movimento Ennehdha/Chahed no tratamento dos dossiês económico e social".

Acusou também o Governo de ter comprometido a soberania nacional e a independência do país e ter tornado a situação geral do país mais deteriorada.

O partido apelou às instituições constitucionais e todas as partes interessadas a trabalhar para a instauração de um clima político, de segurança e social favorável à organização de eleições livres e transparentes que ofereçam oportunidades iguais a todos.

O comunicado exorta todas as forças vivas nacionais, as organizações da sociedade civil e os partidos políticos a intensificar o trabalho comum para salvar o país e garantir a independência e a soberania nacionais.

O Movimento considera que o Governo Ennehdha/Chahed fez abortar as negociações com a União Geral Tunisina do Trabalho sobre o aumento dos salários na Função Pública.

-0- PANA YY/IN/IS/SOC/MAR/IZ 18jan2019