Agência Panafricana de Notícias

Oposição exige demissão de ministro da Segurança no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Os partidos políticos da oposição do Burkina Faso exigiram, terça-feira, a demissão do ministro da Segurança, Simon Compaoré, por alegada "incompetência".

"Tendo em conta o comportamento irresponsável de Simon Compaoré e da incompetência notória que mostrou face aos problemas de segurança do nosso país, a oposição política exige a sua partida imediata do seu cargo de ministro da Segurança do Burkina Faso", lê-se numa declaração da oposição.

Para a oposição, "numa República normal, um tal ministro é demitido e subsituído por uma pessoa mais competente, sobretudo quando se trata dum Ministério sensível como o da Segurança. Mas Simon Compaoré sendo 'um acionista' importante do MPP, pode permitir-se zombar todo o mundo, incluindo o Presidente Kaboré, ao qual falta visivelmente a autoridade necessária para sancioná-lo".

"Na situação de segurança que o nosso país vive atualmente e depois duma exibição de incompetência e de arrogância, manter Simon Compaoré neste cargo é mostrar que não se leva a sério a questão da sgurança dos Burkinabes", acrescenta o texto.

A situação de segurança do Burkina Faso é marcada por ataques terroristas quase diários, nomeadamente no norte do país. Vozes erguem-se cada vez mais para exigir a demissão do ministro da Segurança, igualmente presidente interino do MPP (Movimento do Povo para o Progresso), partido no poder.

-0- PANA NDT/IS/MAR/IZ 31out2017