Agência Panafricana de Notícias

Oposição denuncia primárias do partido no poder na Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O principal partido da oposição nigeriana, a Ação para o Congresso na Nigéria (ACN), denunciou as condições de campanha para as primárias do Partido Democrático Popular (PDP) para as eleições presidenciais de 2011, indicando que a crise sem precedente no seio do partido no poder ameaçava a existência do país.

Num comunciado publicado domingo em Lagos pelo seu secretário nacional para a propaganda, Alhaji Lai Mohammed, a ACN indicou que nunca na história da Nigéria a candidatura dum partido foi tão rudemente disputada como acontece atualmente entre o Presidente Goodluck Jonathan e o antigo Vice-Presidente Atiku Abubakar.

Ele sublinhou que uma das consequências desta campanha rude e tortuosa foi a manipulação contínua da Lei Eleitoral do país de modo a que ninguém controle os seus contornos a alguns meses das eleições gerais de 2011.

A ACN sublinhou que as duas partes ultrapassaram os limites da decência ao tentar mostar-se mais esperto com vários grupos nebulosos, fazendo recurso aos jornais para manchar cada vez mais o candidato do campo oposto.

O comunicado afirmou que a liderança do PDP « moralmente deficiente » comprometeu-se e « carece de autoridade moral ou de convicção para parar o que se tornou um combate de cão ».

-0- PANA PR/VAO/LSA/TBM/MAR/TON 20Dez2010