Agência Panafricana de Notícias

Oposição contesta regularidade das municipais no Burundi

Bujumbura- Burundi (PANA) -- Doze partidos políticos da oposição no Burundi recusaram-se a responder a um convite da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) visando solucionar o diferendo eleitoral.
De facto, a coligação continua a contestar a regularidade das eleições municipais de 24 de Maio último, largamente ganhas (com 64 por cento dos sufrágios expressos) pelo Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, no poder).
COntudo, o chefe da CENI, Pierre Claver Ndayicariye, não anulou o encontro, tendo passado a sua mensagem aos convidados presentes, maioritariamente os do círculo presidencial.
O desiderato da oposição, de se recomeçar as municipais por causa de "fraudes maciças", foi novamente rejeitado pela CENI que, em contrapartida, prometeu corrigir eventuais "falhas técnicas e organizacionais" nos próximos escrutínios.
No entanto, os partidos contestadores já se retiraram da corrida para as eleições presidenciais de 28 de Junho bem como para as legislativas e senatoriais previstas para 23 e 28 de Julho próximos, respectivamente.