Oposição contesta em Tribunal contra reeleição do Presidente Barrow
Banjul, Gâmbia (PANA) - O Partido Democrático Unido (UDP), da oposição gambiana e finalista nas eleições presidenciais de 04 de dezembro passado, depositou um requerimento eleitoral no Supremo Tribunal da Gâmbia, contestando a eleição do Presidente cessante, Adama Barrow.
A petição eleitoral contra Barrow foi apresentada ao Supremo Tribunal pelo advogado Borry Touray, nos termos da Constituição da Gâmbia e da Lei Eleitoral.
Nessa petição, ele alegou “violações graves” das disposições da Lei Eleitoral e demais leis revistas da Gâmbia.
Segundo o documento, o primeiro fundamento é a "prevalência de práticas corruptas na eleição presidencial que acaba de terminar, em particular o artigo 116 da Lei Eleitoral que não permite a falsificação do sistema eleitoral".
A PANA soube quarta-feira que a petição destacou múltiplas falhas, como a recusa da presença de agentes dos partidos, o encerramento das urnas antes do início da votação, a participação de governadores, líderes e chefes de aldeia ao serviço dos interesses do Presidente cessante e a proibição de notificação aos eleitores de votar em determinadas assembleias de voto por funcionários da Comissão Eleitoral Independente (IEC), entre outras falhas.
O requerente apela ainda ao Tribunal Constitucional para ordenar o órgão eleitoral a elaborar a sua base de dados e registos pertinentes e declarar inválida a eleição do Presidente Adama Barrow "por motivo de corrupção".
Segundo ele, muitos não Gambianos fizeram filas em várias assembleias de voto em todo o país para votar, o que precisa de ser investigado.
O Supremo Tribunal Federal ainda não definiu uma data para a audição completa do pedido.
-0- PANA MSS/VAO/BAI/IS/MAR/IZ 16dez2021