Oposição considera "desastrosa" e "insustentável" situação de transportes em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde )PANA) - O presidente do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), principal forca da oposição no país, considerou quarta-feira, que a situação dos transportes aéreos e marítimos no arquipélago é "desastrosa" e "insustentável", apurou a PANA de fonte segura.
Em conferência de imprensa realizada na Praia, para fazer o balanço da reunião da comissão política do PAICV, Rui Semedo denunciou que "a situação é de tal gravidade que, pela primeira vez em Cabo Verde, ao longo da sua história de país independente, se anunciou o cancelamento de todos os voos por falta de aparelhos para garantir as operações".
O dirigente partidário referia-se à situação da avaria das duas aeronaves com que a companhia BestFly opera as ligações aéreas no arquipélago, ocorrida no ultimo fim de semana.
Para o líder da oposição cabo-verdiana, tratou-se de um verdadeiro 'blackout' de transporte aéreo".
Rui Semedo revelou que o tema dos transportes foi alvo de análise da reunião da comissão política do PAICV, tendo em conta "a crise" nas ligações aéreas e marítimas, classificando a situação como "insustentável", com "grandes prejuízos para os passageiros e para qualquer cabo-verdiano que queira realizar o direito de se deslocar de uma ilha para outra".
"Já nem mesmo os pilotos, que são normalmente muito tolerantes, suportam o desgoverno do setor dos transportes aéreos, com impactos altamente penalizadores na sua vida pessoal, profissional e familiar e lançaram um ultimato ao Governo, exigindo medidas urgentes para um tratamento digno, sério e responsável e para uma gestão profissional e competente", acusou Rui Semedo.
O líder do maior partido da oposição em Cabo Verde acrescentou que a "situação é tão desastrosa que não se entende o silêncio do primeiro-ministro e do vice-primeiro-ministro", que acusa de terem "procurado fugir desta temática desconfortável para se refugiarem em anúncios, novas promessas e algumas vezes em poemas e divagações".
"A comissão política deliberou, por isso, no sentido de exigir do Governo todas as informações necessárias sobre a real situação e a tomada de medidas consentâneas com a importância do setor dos transportes para a vida das pessoas e para a economia deste país", disse Rui Semedo.
Segundo o presidente do PAICV, o órgão máximo entre congressos do partido também "passou em revista a situação da segurança" em Cabo Verde e "chama atenção ao Governo pelo caos que se vive nos bairros e pela intensificação de assaltos", que atormentam as pessoas de bem que correm cada vez mais riscos de serem assaltadas até dentro das suas próprias casas.
"Não vale a pena continuar a insistir que a situação é boa enquanto todos os dias se aumentam as situações de agressões e casso bodes [assalto armado na via pública que tendem a banalizar-se e a aumentar o sentimento de medo e de impotência perante a criminalidade", acusou, reclamando "medidas urgentes" para "restituir aos cidadãos o direito de se circularem livremente".
A comissão política do maior partido da oposição analisou igualmente os impactos da crise que o país atravessa "na vida das pessoas e famílias", tendo exortado "mais uma vez" o Governo "a tomar medias para socorrer todos aqueles que passam por níveis extremos de dificuldades".
0 – PANA – CS/MAR 22 setembro 2022