Agência Panafricana de Notícias

Oposição congolesa quer participação da ONU na perseguição de rebeldes ugandeses

Kinshasa, RD Congo (PANA) – O coordenador da plataforma da oposição “Coligação para o Verdadeiro Diálogo (CVD)" na República Democrática do Congo (RDC), Jean-Bertrand Ewanga, à Missão das Nações Unidas para a Estabilização da RDC (MONUSCO) para se envolver na operação de perseguição dos rebeldes ugandeses de “ADF” no leste da RDC.

Ewanga exprimiu preocupações relativas à ausência no terreno das equipas da MONUSCO, emitindo ao mesmo tempo o desejo de ver continuada a mesma dinâmica que permitiu desfazer o grupo rebelde « M23 » para que esta operação registe os resultados projetados.

« O que nos preocupa é que parece que existe uma falta de harmonia entre as Forças Armadas da RDC (FARDC) e a MONUSCO », sublinhou.

« A oposição política de Kivu-Norte aprecia a intervenção das FARDC na operação de perseguição de ADF, mas aguarda o resgate e libertação de 800 reféns detidos pelos rebeldes ugandeses de ADF », revelou por sua vez o porta-voz do ponto focal da oposição política de Kivu-Norte, Jean-Paul Lumbu Lumbu.

Segundo Lumbu Lumbu, o desejo da população é ver este grupo erradicado com vista a permitir o regresso duma paz duradoura. Ele apelou, no entanto, às autoridades do Uganda para organizar o diálogo interugandês, ouvir estes rebeldes e encontrar soluções para as suas exigências para uma paz duradoura na região dos Grandes Lagos.

-0- PANA LAPS/TBM/IBA/FK/IZ 26jan2014