Agência Panafricana de Notícias

Oposição condena interdição de saída do país a opositores no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A União Pan-africana para a Democracia Social (UPADS), principal partido da oposição, condenou domingo em Brazzaville a interdição aos líderes dos partidos da oposição de sair de Brazzaville e do Congo numa altura em que o país prepara eleições presidências previstas para 20 de março próximo.

"Nos, membros da UPADS, reunidos em Brazzaville, condenamos a interdição de saída de Brazzaville e do Congo de que são objeto os líderes dos partidos da oposição" e "protestamos contra estas manobras que apenas têm por objetivo favorecer a propaganda do partido no poder".

Os membros deste partido denunciaram as detenções arbitrárias, as perseguições policiais e de orquestradas pelo poder do Partido Congolês do Trabalho (PCT) contra dirigentes e militantes dos partidos políticos da oposição.

A UPADS exortou o chefe de Estado, Denis Sassou Nguesso, a respeitar as disposições constitucionais que estipulam que "qualquer cidadão tem o direito de circular livremente no território nacional e o direito de sair livremente do território nacional e regressar".

-0- PANA MB/TBM/MAR/TON 31janeiro2016