Agência Panafricana de Notícias

Oposição burkinabe denuncia cobertura mediática de partido no poder

Ouagadougou- Burkina Faso (PANA) -- Pelos menos quatro formações políticas da oposição burkinabe denunciaram terça-feira, em Ouagadougou, a cobertura "extravagante" do congresso do partido no poder, o Congresso para a Democracia e Progresso (CDP), pela imprensa pública, ameaçando recorrer ao Conselho Superior da Comunicação (CSC).
"A ocupação ultrajante do espaço mediático estatal observa-se há muito tempo, mas, com as eleições que pairam no horizonte, parece-nos indispensável chamar a atenção dos actores da imprensa para a maneira como a informação é tratada", declarou o presidente do Partido para a Democracia e Progresso/Partido Socialista (PDP/PS), François Ouédraogo.
Falando em conferência de imprensa, os responsáveis do PDP/PS, da União Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (UNDD), da Mobilização Política Nova (RPN) e do Partido das Forças para o Desenvolvimento indignaram-se contra a cobertura do congresso do CDP que se realizou de 23 a 25 de Julho corrente em Ouagadougou.
Porta-voz dos quatro partidos, Ouédraogo declarou que o facto de o CDP estar no poder não o subtrai às regras de equidade às quais estão submetidos os partidos políticos sobre as condições de utilização dos órgãos de comunicação pública.
Ele indicou que eles estão a finalizar uma carta de protesto destinada ao CSC contra o tratamento de favorecido que a imprensa estatal concede ao partido no poder boicotando as actividades da oposição.
"A imprensa de serviço público tem o dever de cobrir as actividades de todos os partidos políticos legalmente reconhecidos pois estes partidos são igualmente de utilidade pública", declarou o porta-voz destas quatro formações políticas da oposição.