Oposição boicota sessão de comissão eleitoral no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A oposição política do Burkina Faso boicotou a sessão de votação do presidente e vice-presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) ocorida quinta-feira, soube a PANA de fonte oficial.
A oposição obrigou o Ministério da Administração Territorial a adiar a formação do gabinete desta estrutura até segunda-feira próxima, segundo o titula desta pasta, Clement Sawadogo.
Dos 15 comissários da CENI, nove estiveram presentes, mas seis, em particular da oposição, não compareceram, disse o governante.
"Não queríamos que a eleição ocorresse, mesmo que a maioria viesse e decidimos adiar esta votação para a próxima segunda-feira, às 15 horas", informou.
Há vários dias, a oposição discorda da nomeação de Bonaventure Ouedraogo, administrador civil aposentado, como comissário da CENI, em nome das autoridades tradicionais
A oposição acredita que este último é um quadro do Movimento Popular para o Progresso (MPP, no poder) e não deve sentar-se em nome deste partido, uma vez que ambas partes já escolheram cada seus.cinco representantes.
“Quanto a nós, consideramos importante, mais uma vez, darmos oportunidades ao diálogo, à concertacão, a fim de preservarmos a paz, tranquilidade e serenidade das instituições”, disse o ministro da Administração.
Acrescentou que o Governo mostra assim a sua forte predisposição a encorajar este diálogo entre todas as componentes que nomearam representantes nesta instituição.
Sawadogo apelou a todos os componentes para darem prova de mais flexibilidade nas suas posições "para que possamos evoluir com muita sorte e sucesso para esta instituição e evitar crises institucionais de que o nosso país não necessita."
-0- PANA TNDD/IS/MAR/DD 15julho2021