Agência Panafricana de Notícias

Oposição boicota presidenciais na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) - A Aliança Popular Progressista (APP) recusa-se a apresentar um candidato às eleições presidenciais mauritanas cuja primeira volta está prevista para sábado 21 de junho próximo, anuncia uma declaração sua divulgada quarta-feira à noite em Nouakchott.

A APP é liderada por Messaoud Ould Boulkheir, atual presidente do Conselho Económico e Social, ex-presidente da Assembleia Nacional e candidato derrotado às presidenciais de 2003, 2007 e 2009.

É considerado como um líder histórico do movimento para a emancipação dos Haratines, antigos escravos mouros.

A APP justifica a opção do boicote pela ausência de acordo entre o poder executivo e a oposição para criar condições para que se realizem eleições presidenciais transparentes.

Esta formação critica diferentes atores por terem recusado concessões mútuas a fim de alcançarem juntos o objetivo de eleições inclusivas.

Aquando do diálogo político entre os Mauritanos, que que não pôde estabelecer um consenso sobre as próximas eleições presidenciais, a APP negociou no quadro global da Coligação para uma Alternância Pacífica (CAP), um coletivo de três partidos considerado como uma "oposição moderada".

Este partido, que participou nas eleições legislativas de 2013, conta seis assentos na Assembleia Nacional.

-0- PANA SAS/JSG/MAR/DD 08maio2014