Agência Panafricana de Notícias

Oposição boicota encontro com ministro burundês do Interior

Bujumbura, Burundi (PANA) – A Aliança Democrática para a Mudança (ADC), coligação de partidos da oposição burundesa, boicotou esta terça-feira em Bujumbura um encontro com o ministro do Interior, Edouard Nduwimana, sobre as tensões políticas pós-eleitorais.

A ADC acusa o Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, no poder) de ter organizado "fraudes maciças" durante eleições presidenciais e legislativas de setembro último para se manter no poder.

Com os partidos que participaram nesta reunião, o governante burundês abordou, entre outros, a questão da insegurança persistente desde o fim do ciclo eleitoral pela qual o partido no poder e a oposição radical se rejeitam a responsabilidade.

Nduwimana declarou que esta insegurança está ligada ao banditismo, negando a existência duma rebelião nascente encorajada pelos partidos da oposição contestadores dos resultados das eleições.

Um recente relatório da Human Rights Watch (organização não governamental de defesa dos direitos humanos) acusa o líder exilado das Forças Nacionais de Libertação (FNL, ex-movimento rebelde), Agathon Rwasa, de relançar hostilidades no país.

Elementos das forças da ordem foram recentemente objeto duma série de ataques sangrentos perpetrados em várias zonas isoladas do país.

-0- PANA FB/AAS/FK/DD 01fev2011