Agência Panafricana de Notícias

Oposição beninense advoga reuniões nacionais para baixar tensão política no país

Cotonou, Benin (PANA) - A "União Faz a Nação" (UN), um agrupamento de partidos políticos da oposição beninense, apelou para a organização no país de reuniões nacionais para desanuviar o clima da etensão sociopolítica prevalecente no país.

Numa declaração divulgada em Cotonou, a UN apoia a ideia das "Reuniões Nacionais" considerando que deverá tratar-se dum momento importante de reflexão e de troca de ideias para lançar bases ideológicas, políticas, pragmáticas e metodológicas duma alternância pacífica na alta esfera do Estado.

Para estes líderes da vida política beninense, estes encontros permitirão às forças sociais e políticas opostas aos "erros do Estado FCBE" (Força Cauri Para um Benin Emergente-Agrupamento dos Apoiantes do chefe de Estado) e dos seus aliados ousarem concertar-se e projetar um programa patriótico de restauro da democracia.

Eles desejam ainda que estas consultas digam igualmente respeito ao Estado de direito, às liberdades públicas mais estendidas, à liberdade de empresa e de salvaguarda dos princípios republicanos de igualdade de todos e do respeito pela dignidade humana.

A UN não exclui destas reuniões patriotas sinceros, membros da maioria presidencial atual, aderindo assim à iniciativa por desejarem levar a sua contribuição para restaurar a dignidade da nação e criar condições mínimas para a paz, estabilidade e uma verdadeira prosperidade partilhada.

Eles apelam também aos jovens, mulheres, trabalhadores de todos níveis, produtores agrícolas, artesãos e inteletuais partriotas para se despertarem e se organizarem, um momento, de recuperação e de organização para levarem a cabo, com êxito, os combates que se impõem para esta encruzilhada essencial da história do Benin.

-0- PANA IT/AAS/SOC/MAR/DD 12dez2013