Agência Panafricana de Notícias

Oposição apresenta candidatura às presidenciais no Rwanda

Kigali, Rwanda (PANA) - O presidente do Partido Democrático Verde do Rwanda (DGPR, oposição), Frank Habineza, formalizou segunda-feira a sua candidatura junto da Comissão Eleitoral Nacional (NEC) para as eleições presidenciais de 4 de agosto de 2017, no país.

Com este passo, Habineza vai agora aguardar até receber uma autorização da NEC antes de se candidatar efetivamente às eleições presidenciais.

Falando pouco depois de entregar os seus documentos, Habineza declarou estar consciente dos numerosos desafios que lhes esperam, em particular o de angariar fundos para financiar a sua campanha.

A PANA soube que o escrutínio poderá ser um combate direto entre a oposição e a coligação liderada pela Frente Patriótica do Rwnada (RPF) no poder.

O Patido Social Democrático (PSD) e o Partido Liberal declararam o seu apoio ao Presidente cessante, Paul Kagamé, enquanto alguns candidatos independentes exprimiram o seu deseja de disputar as eleições.

Entre os candidatos independentes figuram Gilbert Mwenedata, Fred Barafinda, Philippe Mpayimana e Diane Shimwa Rwigara, uma filho do rico rwandês defutno Assinapol Rwigara, que fez fortuna no setor imobiliário e que desempenhou um papel importante financiando o antigo grupo rebelde e o partido no poder atualmente, em 1990.

A FPR ainda não revelou o seu candidato à Presidência, mas disse ser fortemente provável que seja o Presidente Kagamé.

-0- PANA TWA/VAO/MTA/IS/IBA/MAR/IZ 13junho2017