Agência Panafricana de Notícias

Oposição apresenta balanço negativo do regime do Presidente Aziz na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Coordenação da Oposição Democrática (COD), um coletivo de cerca de 12 partidos políticos da Mauritânia, apresentou um balanço catastrófico do regime do Presidente Mohamed Ould Abdel Aziz, num documento transmitido à PANA no fim de semana.

O balanço apresentado pela oposição mauritana descreve uma situação « de impasse político, de crise institucional, de delinquência do Estado, de má gestão, de pilhagem dos recursos nacionais, de deterioração das condições de vida das populações, de aventuras militares e de erros diplomáticos ».

Em resultado destes diferentes ingredientes políticos, económicos, sociais e diplomáticos, Mohamed Ould Abdel Aziz, que dirige a Mauritânia desde agosto de 2008, instaurou no país "um regime autocrático, predador e perniciosamente embalado num revestimento democrático falso », afirma a COD.

Ela denuncia « um exércicio solitário do poder, a pouca atenção prestada à consolidação da unidade nacional, o arbítrio no tratamento dos problemas dos cidadãos e o monopólio da imprensa pública como as caraterísticas dominantes do comportamento de Mohamed Ould Abdel Aziz ».

A COD cita igualmente o adiamento das eleições legislativas e municipais, enquanto o mandato dos deputados e conselhos municipais expirou desde novembro de 2011, como um elemento central de crise institucional.

No plano da unidade nacional, o documento deplora « o mau acolhimento reservado às populações ex-refugiadas repatriadas do Senegal, a incitação ao confronto entre as componentes étnicas e o fraco acompanhamento da execução das leis contra a escravatura”.

-0- PANA SAS/AAS/SOC/MAR/IZ 19março2012