Nouakchott, Mauritânia (PANA) – O Pacto Nacional para a Democracia e Desenvolvimento (PNDD-ADIL), uma formação saída da oposição, anunciou o seu apoio à candidatura de Mohamed Ould Cheikh Ahmed Ghazouani, atual ministro da Defesa, na perspetiva das eleições presidenciais de junho de 2019 na Mauritânia, segunda uma declaração divulgada quinta-feira à noite.
Este anúncio é o resultado duma reunião das instâncias do partido que durou várias horas.
Este apoio acontece depois dum longo trabalho no seio da oposição para uma candidatura única que terminou sem sucesso, lê-se no documento da declaração do PNDD-ADIL.
Trata-se duma escolha justificada pelas suas intervenções patrióticas e consensuais do discurso do candidato Ghazouani, por ocasião da sua investidura a 1 de março corrente.
O ministro da Defesa, ex-chefe de Estado-Maior, é o candidato apoiado pelo Presidente mauriano cessante, Mohamed Ould Abdel Aziz, pelo Exército e pela maioria presidencial.
O PNDD Adil era o partido do ex-chefe do Estado mauritano, Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallah,i destituído por um golpe de Estado militar, a 6 de agosto de 2008, proagonizado por Mohamed Ould Abdel Aziz, então chefe do Estado-Maior general do Exércio mauritano.
Esta formação é atualmente dirigida pelo deputado Yahya Ould Ahmed Waghef, antigo primeiro-ministro, sob o regime de Sidi Mohamed Ould Cheikh Abdallahi, refere-se.
-0- PANA SAS/IS/MAR/DD 15março2019