Dakar, Senegal (PANA) – O Grupo Parlamentar Benno Bokk Yakaar (BBY, oposição), maioritário na Assembleia Nacional, elaborou uma moção de censura para derrubar o Governo senegalês liderado por Ousmane Sonko.
“Amanhã (terça-feira), logo pela manhã, apresentarei uma moção de censura ao meu grupo para derrubar o Governo. Um Governo liderado por uma pessoa incompetente não pode continuar mais neste país”, declarou o presidente do BBY, Abdou Mbow,
Falando durante a análise, segunda-feira última à noite, de um projeto de lei defendido pelo atual primeiro-ministro senegalês, cuja aprovação levaria à dissolução do Conselho Superior das Autarquias Locais (HCCT, sigla em francês) e do Conselho Económico, Social e Ambiental (CESE, sigla em francês), Mbow considerou-o como “uma violação da Constituição” por este último.
O primeiro-ministro não quis fazer a sua declaração de política geral, também não queria que as instituições que encarnamos fossem respeitadas”, insistiu o presidente do Grupo Parlamentar do BBY.
O mesmo projeto de lei, que altera a Constituição com vista à extinção do HCCT e do CESE, foi rejeitado pela Assembleia Nacional por 83 votos contra 80.
-0- PANA APS JSG/SOC/MAR/DD 03setembro2024