Agência Panafricana de Notícias

Oposição anuncia candidatura única às presidenciais no Burundi

Bujumbura, Burundi (PANA) - Oito partidos políticos da oposição pretendem apresentar uma candidatura única às presidenciais e listas comuns às municipais durante as próximas eleições gerais de 2015 face ao Conselho Nacional para a Defesa da Democracia/Forças de Defesa da Democracia (CNDD-FDD, no poder), soube a PANA de fonte próxima da oposição.

O país conta teoricamente 43 partidos políticos dos quais oito da oposição radical se retiraram do processo eleitoral para protestar contra "fraudes maciças", cujas provas não foram no entanto claramente apresentadas até agora, nas precedentes eleições gerais de 2010.

Todavia, os oito partidos da Aliança dos Democratas para a Mudança (ADC) no Burundi, através dum documento de cerca de 15 páginas, dizem continuar abertos "a qualquer pessoa física ou moral que trabalhe para a mudança democrática".

Atualmente a coligação julga "fundamental", a abertura dum diálogo político no quadro legal e regulamentar das próximas eleições, senão, eles recorrerão à rua para o seu reforço.

A Constituição, o Código Eleitoral, a Lei Comunal, a Lei dos Partidos Políticos, a Lei sobre o Estatuto da Oposição, a Lei das Manifestações Públicas e a Lei de mprensa, já reexaminadas ou em curso de revisão a nível do Executivo, devem ser "repensadas" para permitir a organização de eleições "mais credíveis", lê-se ainda no ato de engajamento da ADC.

Por enquanto, uma atenção particular dos atores políticos das diferentes partes está focalizada na revisão em curso da Constituição a nível do Governo.

O projeto de lei governamental prevê a criação dum novo cargo de primeiro-ministro e a supressão das duas Vice-Presidências da República atualmente em vigor na arquitetura institucional do país.

-0- PANA FB/TBM/IBA/MAR/DD 27nov2013