Agência Panafricana de Notícias

Oposição anuncia aliança para eleições presidenciais na Gâmbia

Dakar, Senegal (PANA) - O líder do principal partido da oposição na Gâmbia, Ousainou Darboe, anunciou uma aliança possível entre os membros da oposição até agora dividida em previsão ao escrutínio presidencial de 24 de novembro.

Falando terça-feira à PANA, o líder do Partido Democrático para a Unidade (UDP) declarou que os partidos da oposição estavam ocupados a instaurar as vias e os meios de formar uma aliança antes das eleições, visto que cada um tem uma abordagem diferente, à imagem da Organização Democrática do Povo para a Independência e Socialismo (PDOIS) e da sua formação política.

« Agora resta saber como harmonizar estas abordagens para constituir uma aliança », indicou Darboe que considera que « isto vai concretizar-se ».

Segundo ele, tendo em conta o ambiente hostil no qual os partidos operam e a paisagem política da Gâmbia, a oposição tem interesse em formar uma frente unida.

Ele queixou-se igualmente da duração do período da campanha eleitoral fixada em 10 dias, segundo o órgão eleitoral gambiano, a Comissão Eleitoral Independente (CEI), pressagiando que ela prejudicará a oposição, que não dispõe do mesmo tempo de antena que o partido no poder nos médias controlados pelo Estado.

O chefe da oposição indicou que o partido no poder, dirigido pelo Presidente Yahya Jammeh, fez campanha durante quase cinco anos através da imprensa do Estado e de outros meios, sublinhando que o facto de a CEI conceder à oposição apenas 10 dias de campanha eleitoral torna inegável que estas eleições sejam livres, equitativas e transparentes.

Comentando o períplo do Presidente Jammeh para encontrar as populações, o líder do UDP indicou que é uma campanha antecipada, porque ele prospeta eleitores e os seus ministros apelaram às pessoas para votar massivamente nele.

-0- PANA MLJ/SEG/AKA/SSB/IBA/MAR/TON 20julho2011