Agência Panafricana de Notícias

Oposição aceita participar em diálogo proposto por chefe de Estado mauritano

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Mobilização das Forças Democráticas (RFD), principal partido da oposição extra-parlamentar na Mauritânia, afirmou numa declaração publicada, quinta-feira à noite, a sua disposição para um diálogo “sincero, credível e sério”, em resposta ao apelo para o diálogo lançado pelo Presidente mauritano, Mohamed Ould Abdel Aziz, a 4 de janeiro último.

O partido liderado por Ahmed Ould Daddah, várias vezes derrotado nas eleições presidenciais, exige «o levantamento dos obstáculos do poder à aplicação da Constituição e das leis, conduzindo assim ao descrédito do Estado e de todas as suas instituições : Governo, Parlamento, Justiça e Exército.

Tambem exige a aplicação de medidas rápidas que tendem a instaurar a transparência na gestão dos assuntos públicos e a consideração das aspirações legítimas dos Mauritanos que vivem diariamente a injustiça, a precariedade social e as agressões ».

O poder de Nouakchott, lembre-se, submeteu à oposição um roteiro para o diálogo em 18 pontos que comportam nomeadamente a organização de eleições presidenciais, legislativas e autárquicas antecipadas.

-0- PANA SAS/TBM/SOC/FK/IZ 13fev2015