Agência Panafricana de Notícias

Operadoras de telefonia móvel nigerianas gastam $ 282 milhões para abastecer geradores elétricos

Lagos, Nigéria (PANA) – Face à agravação da situação energética na Nigéria, as empresas telefónicas gastarão este ano 45 biliões 900 milhões de nairas (282 milhões de dólares americanos) para abastecer seus geradores elétricos, segundo o jornal local Punch.

As operadoras de telefonia móvel, das quais MTN, Globacom, Airtel, Etisalat, Starcomms, Visafone, MultiLinks, ZoomMobile e Mobitel, fazem funcionar as suas instalações com mais de 20 mil geradores elétricos, que consumem cerca de 25 milhões de litros de gasóleo por mês, de acordo com a fonte.

O que quer dizer que as operadoras precisarão este ano no mínimo de 300 milhões de litros para abastecer as suas agências no país, sem ter em conta o risco de ver esta cifra aumentar se eles abrirem novas agências antes do fim do ano 2012, indicou o Punch.

Segundo o presidente da Associação das Operadoras das Telecomunicações da Nigéria, Gbenga Adebayo, as obrigações da sua licença exigem delas o fornecimento de serviços em todo país 24 horas sobre 24, sete dias sobre sete e uma disponibilidade de 365 dias por ano, incluindo nas províncias do país onde não há eletricidade.

Para ele, enquanto a distribuição de eletricidade continuar a ser irregular na Nigéria, as operadoras das telecomunicações deverão suportar os custos adicionais para as suas empresas e fazer face a desafios logísticos conexos.

-0- PANA SEG/NFB/JSG/IBA/FK/DD 02abril2012