Agência Panafricana de Notícias

Operadora telefónica lança campanha de arborização no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) – A operadora de telefonia móvel MTN Congo vai lançar em junho próximo na capital congolesa, Brazzaville, uma campanha de plantação de 20 mil árvores, soube a PANA segunda-feira de fonte da direção da empresa.

"Neste Ano Internacional das Florestas, a MTN Congo quis assumir as suas responsabilidades, empenhando-se nesta grande operação de plantação de 20 mil árvores que ajudarão a melhorar o nosso ambiente para o bem-estar dos Congoleses", explicou um dos responsáveis de Comunicação da operadora durante um encontro com a imprensa.

Segundo a mesma fonte, esta operação inscreve-se igualmente no quadro da edição 2011 da campanha MTN '21 Dias ao Serviço da Comunidade que, para este ano, põe ênfase no ambiente depois de se consagrar a edição anterior à luta contra a malária.

Esta campanha vai decorrer de 1 a 21 de junho próximo, período durante o qual a empresa vai, para além da plantação de árvores, sensibilizar as diferentes comunidades às questões ambientais e organizar campanhas de recolha de lixo nos mercados e ao longo das praias, nomeadamente em Ponta Negra, principal centro económico e industrial do Congo, no sul do país.

A operação cujo custo não foi precisado será inteiramente financiada pela MTN Congo com o apoio técnico do Programa Nacional de Florestação e Arborização (PNAR) e com a participação de agentes da operadora e da população local.

"O objetivo é despertar a consciência das comunidades, dos nossos compatriotas, dos Congoleses sobre a necessidade de preservar o ambiente e a importância das árvores", sublinhou por seu turno o diretor da Fundação MTN Congo, Cyriaque Okoumou Ombolla.

Filial do Grupo MTN (Mobile Telephone Network) instalado na África do Sul, a MTN Congo é uma sociedade anómima com um capital de 11 biliões de francos CFA (um dólar americano equivale a cerca de 460 francos CFA). Ela está presente em perto de 456 localidades e aldeias do Congo com uma taxa de cobertura de mais de 80 porcento da população congolesa e mais de um milhão de assinantes.

A sua operação de arborização terá lugar numa altura em que o Congo vai albergar a primeira cimeira das três bacias tropicais florestais do mundo, designadamente Amazona na América do Sul, Congo na África Central e Bornéo-Mékong na Ásia do Sul.

A floresta cobre dois terços do território congolês e constitui um "reservatório de recursos biológicos" que joga um papel determinante no fornecimento de bens e serviços ambientais, na regulação e na estabilização do clima, contribuindo no desenvolvimento económico e social do país.

-0- PANA MB/IZ 24maio2011