Agência Panafricana de Notícias

Operadora mundial de transporte marítimo abre filial na Mauritânia

Nouakchott, Mauritânia (PANA) – A Companhia Marítima de Frete/Companhia Geral Marítima (CMA/CGM), uma empresa de direito francês, sediada em Marselha, decidiu abrir uma filial na Mauritânia, anunciaram os seus responsáveis, terça-feira em Nouakchott.

Falando durante um encontro com a imprensa, o diretor-geral do Grupo/Rede Agências, Jean-Philip Thenoz, justificou a criação da nova filial na Mauritânia pelo «potencial de frete marítimo (importação/exportação) que representa o país, nomeadamente na área de mercadorias refrigerantes e das exportações de peixes, uma das especialidades do país".

Trata-se de fornecer aos importadores e exportadores mauritanos uma bela alternativa através de novas opções de transportes associadas à qualidade do serviço, à regularidade e à pontualidade, acrescentou.

Pretende-se também, dentro dos próximos cinco anos, construir um porto em águas profundas de Nouadhibou, a segunda cidade do país, disse.

"No quadro das nossas atividades de transporte marítimo, esta cidade poderá servir de hub em relação à África Ocidental", indicou Thenoz.

Atualmente, a companhia serve-se de Tanger, em Marrocos, como hub para o frete marítimo destinado à África Ocidental.

A filial mauritana emprega 21 pessoas, nomeadamente dois expatriados e 19 Mauritanos, e dos quais 18 trabalham no Escritório de Nouakchott e três em Nouadhibou, mo noroeste da Mauritânia.

África representa 10 porcento das atividades da companhia que readquiriu a empresa DELMAS, há cerca de 10 anos.

Classificada como terceira operadora mundial de transporte marítimo, a CMA/CGM dispõe de 469 navios e de um volume de negócios de 16 biliões de dólares americanos, mantendo-se presente em 169 países do mundo.

-0- PANA SAS/AAS/IBA/CJB/IZ 12fev2014