Agência Panafricana de Notícias

Operações de voto tardam a iniciar-se nas legislativas beninenses

Cotonou, Benin (PANA) – Uma hora após a sua abertura oficial, as operações propriamente ditas ainda não tinham começaso neste sábado na maioria das assembleias de voto na capital económica beninense, Cotonou, onde as próprias populações não pareciam ter pressa de votar, no âmbito de eleições legislativas, constatou a PANA no local.

Na escola materna de Fidjrossè, no 12º concelho da capital económica, nada estava pronto até às 7h30, com os agentes das assembleias de voto ainda em concertações sobre a repartição do material nas diversas salas.

Nas assembleias de voto instaladas no complexo escolar de Fidjrossè-Centre, a situação não era melhor, pois, fora das cabines de voto, os agentes continuavam à espera do material sensível, acumulado nos veículos na sede do concelho.

Mais longe, em outros bairros tais como Menontin, St Jean, Gbégamey, e Sikècodji, o atraso também se fez sentir pois nada tinha arrancado até às 08:00 horas locais e TMG, ou 60 minutos após a hora prevista para o início das operações que devem durar nove horas.

As populações não pareciam entusiasmadas em deslocar-se às assembleias de voto, contrariamente ao ambiente mais animado vivido durante as eleições presidenciais de 13 de março último onde os eleitores se empurravam para cumprir o seu dever cívico.

Mais de três milhões 600 mil eleitores são esperados às urnas este sábado para eleger, entre as 19 listas em disputa, 83 deputados para a sexta legislatura do Parlamento beninense.

A campnha eleitoral que findou quinta-feira à meia noite decorreu sem incidentes, tendo os candidatos preferido o "porta-a-porta" aos grandes comícios e caravanas.

-0- PANA IT/JSG/CJB/IZ 30abril2011