Operações de votação iniciam-se para eleições gerais no Burundi
Bujumbura, Burundi (PANA) - As operações de votação para as eleições presidenciais, legislativas e comunais (autárquicas) começaram nesta quarta-feira de manhã no Burundi, com longas filas de espera à frente das assembleias de voto em Bujumbura, observou a PANA no local.
Abertas às quatro horas (TMG), as assembleias de voto estarão fechadas às 16 hoas TMG, indica-se.
A tradição da votação matinal foi igualmente respeitada no Burundi onde repórteres locais relataram longas filas de espera muito antes da abertura das assembleias de voto.
Medidas sanitárias específicas para a pandemia de coronavírus foram tomadas em torno destas novas eleições gerais no Burundi.
Baldes de água com sabão estavam disponíveis para a lavagem das mãos recomendadas nos centros de voto visitados em Bujumbura, onde sondagens foram registados oficialmente 42 casos de covif-19, comunicados até ao momento.
O distanciamento social foi, no entanto, pouco respeitado e as pessoas estavam aconchegadas nos locais visitados.
Repórteres continuavam a relatar abraços observados nas filas noutras províncias.
Em Bujumbura, eleitores ainda estavam misturados com agentes da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI), representantes de partidos políticos e de cadidatos independentes.
Uma força policial e militar foi desdobrada para garantir a segurança das urnas.
A campanha eleitoral foi marcada por muitos incidentes que resultaram em três mortes, 62 feridos e 186 detenções, de acordo com a polícia nacional.
-0- PANA FB/DIM/DD 20maio2020