Agência Panafricana de Notícias

Operação francesa ao serviço de Exércitos africanos contra ameaças terroristas

Niamey, Níger (PANA) – O Presidente francês, François Hollande, declarou em Niamey que a nova operação francesa "Barkhane" visa acompanhar os Exércitos africanos da África Ocidental e ajudar-lhes a fazer face a ameaças terroristas.

Ao abordar a questão da luta contra o terrorismo no Sahel e a transformação da operação Serval em Barkhane, Hollande disse que esta última visa subsituir "o que temos estado a fazer na sub-região".

"Trata-se de acompanhar os Exércitos africanos da África Ocidental e permitir-lhes que possam fazer face a ameaças", indicou Hollande sexta-feira em conferência de imprensa no termo da sua visita ao Níger.

Segundo ele, as ameaças existem, provenientes sobretudo da Líbia, onde tais ameaças terroristas são agravadas pela proliferação de armas num país onde estão "com certeza" entrincheirados muitos líderes terroristas na região sul.

Acrescentaou que existem igualmente ameaças provenientes do norte da Nigéria em relação à seita fundamentalista islâmica Boko Haram.

"Decidimos então instalar estruturas, dispositivos que possam permitir aos países que fazem face a esta ameaça, poder responder eficazmente", indicou.

No Níger, estão desdobrados 300 soldados para apoiar a formação com vista a ajudar as forças armadas nigerinas, lembrou o líder francês.

-0- PANA SA/BEH/FK/IZ 20julho2014