Operação de recoha de dados lançada no Congo para setor de saúde
Brazzaville, Congo (PANA) - Uma operação de recolha de dados para o período 2016-2018 e os anuários das estatísticas de 2017-2018 no setor da saúde acaba de ser lançada no Congo, com vista a melhorar o setor, soube a PANA esta terça-feira em Brazzaville junto do ministério da Saúde e População.
"O objetivo geral desta operação é produzir e disseminar dados financeiros e estatísticos atualizados, relevantes e fiáveis para contribuir eficazmente para o acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Desenvolvimento Sanitário a todos os níveis", indicou a ministra congolesa da Saúde e População, Jacqueline Lydia Mikolo.
Segundo a governante, tratar-se-á de sensibilizar todos os atores envolvidos, nomeadamente administrações estatais e para-estatais, parceiros financeiros, fundações, Organizações Governamentais e Não Governamentais a serem visitados nos próximos dias com vista à exequibilidade da recolha destes dois meios principais.
Por sua vez, a chefe do Departamento de Estudos na Direção dos Estudos e Planeamento no ministério da Saúde e População, Vivien Hilaire Nyangaa, explicou que as contas de saúde constituem um instrumento de ajuda na tomada da decisão para a pilotagem eficiente do setor da saúde.
Este instrumento permite, ao mesmo tempo, avaliar as proporções da gestão de gastos de saúde e determinar as tendências e as despesas de sáude do país, descrevendo os fluxos de fundos através do sistema de saúde, acrescentou.
Segundo Nyangaa, o anuário das estatísticas de saúde é uma recolha de informações e de dados estatísticos sobre estruturas de saúde, a morbidade e a mortalidade registadas nas formações no setor de saúde.
Estes dados podem ser os de um ano civil, ou de anos anteriores, durante um determinado período, diz o responsável.
-0- PANA MB/DIM/DD 23abril2019