Banjul, Gâmbia (PANA) - A Comissão Eleitoral Independente da Gâmbia (IEC, sigla em inglês) anunciou, terça-feira, o adiamento, para uma data indeterminada, da operação de inscrição nas listas eleitorais, inicialmente prevista para a 14 de janeiro próximo.
Um comunicado assinado pelo presidente da IEC, Alieu Momarr Njai, explica que este adiamento se deveu a "desafios logísticos” que escapam ao seu controlo.
A nova data fixada para esta operação será anunciada em tempo oportuno, disse.
Este país da África Ocidental irá às urnas a 4 de dezembro de 2021 para eleger um novo Presidente da República.
Em reação a esta decisão, o Partido Democrático Unido (UDP, oposição), condenou “com veemência” a decisão e pediu ao órgão encarregue da gestão das eleições para dar "razões claras e justificáveis” deste adiamento.
Um comunicado assinado pelo secretário-geral e líder do UDP, Ousainu Darboe, indica que o partido está consternado com esta decisão porque, frisou, esta teve tempo suficiente para preparar a operação de registo nas listas eleitorais.
O UDP considera "totalmente inaceitável" que mudanças sejam trazidas ao processo eleitoral fora de qualquer procedimento legal e sem consultar os partidos políticos e os atores envolvidos.
Também apelou à anulação da nomeação de Oremi Joiner como vice-presidente da IEC, por não ter sido informado previamente sobre o assunto.
-0- PANA MSS/MA/NFB/JSG/SOC/FK/DD 06jan2021