Agência Panafricana de Notícias

Operação da ONU na Côte d'Ivoire dota Comissão Eleitoral de nova sala de arquivos

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – A representante especial do Secretário-Geral das Nações Unidas na Côte d’Ivoire, Aichatou Mindaoudou, entregou oficialmente quinta-feira ao presidente da Comissão Eleitoral Independente (CEI), Youssouf Bakayoko, uma nova sala de arquivos equipada e financiada pela Operação da ONU neste país da África Ocidental (ONUCI).

Explicando o motivo deste apoio à instituição encarregada das eleições, Mindaoudou indicou que a ONUCI quer permitir à CEI "conservar todos os documentos eleitorais e referendários e facilitar a análise dos documentos, melhorando ao mesmo tempo as condições de trabalho dos comissários e de todo o pessoal".

Por outro lado, indicou a responsável onusina, é preciso que as próximas consultas eleitorais se realizem no respeito das normas nacionais e internacionais, a fim de "virar definitivamente a página da crise pós-eleitoral".

Para Bakayoko, a construção desta sala é uma lufada de oxigénio para a CEI, pois esta "representava há muito tempo a extrema necessidade de se dotar duma sala eficaz e operacional para conservar e explorar os seus arquivos".

Ele sublinhou que as futuras eleições presidenciais que se realizarão dentro de um ano são de capital importância não apenas para a CEI, mas também, e sobretudo, para o seu país, pois constituirão o primeiro grande teste de consolidação da democracia, da paz e da reconciliação, após o episódio da dolorosa crise pós-eleitoral de 2010 a 2011.

-0- PANA BAL/JSG/IBA/FK/IZ 17out2014