Onze emigrantes eritreus detidos na Bélgica
Bruxelas, Bélgica (PANA) – Onze emigrantes eritreus, entre os quais homens, mulheres e crianças, encontrados encerrados num reboque numa estrada, em direção ao porto de Zeebruges, foram detidos domingo último, anunciou a Polícia belga.
De acordo com a fonte, O remorque estava atrelado a um camião que devia embarcar num ferry rumo à Inglaterra.
Após a descoberta, na semana passada, não longe de Londres, a capital da Inglaterra, de 39 cadáveres de indivíduos mortos asfixiados num camião frigorífico, proveniente da Bélgica, a Polícia belga reforçou o controlo nas autoestradas conducentes ao canal da Macha, para caçar passadores transportadores de transmigrantes.
A Polícia afirmou que todos os emigrantes eritreus estão em boa saúde e que o motorista só havia estacionado o camião na sequência de um problema técnico.
Os Eritreus foram conduzidos a um centro fechado onde eles serão interrogados por serviços competentes, indicou a Polícia.
Les Erythréens ont été conduits dans un centre fermé où ils seront interrogés par les services compétents, a fait savoir la police.
Apesar das disposições tomadas no Mediterrâneo, emigrantes africanos, que fogem da guerra na Líbia, continuam a chegar à Europa, principalmente via Itália, donde eles remontam ao norte da Europa para se deslocar à Inglaterra.
As tentativas de atravessar o canal da Mancha multiplicaram-se com a aproximação da Brexit (retirada da Inglaterra da União Europeia UE), que deve acontecer, teoricamente, a 31 de outubro corrente.
As condições de travessia poderão tornar-se mais difíceis, e, ainda assim, emigrantes de todas as origens, nomeadamente africana, afegã e iraquiana, querem, custe o que custar, chegar à Inglaterra.
-0- PANA AK/JSG/FK/DD 28out2019