Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – Onze crianças menores dos cinco anos de idade, num total de 95 doentes, acabaram de morrer de uma doença similar ao paludismo, na aldeia de Nandalla, no departamento de Seguela, a mais de 450 quilómetros a norte de Abidjan, indica um comunicado do ministério ivoiriense da Saúde e Higiene Pública transmitido à PANA.
Segundo o comunicado, as autoridades sanitárias que deslocaram ao local, constataram que 95 crianças apresentavam os mesmos sintomas caracterizados duma forte febre, nomeadamente vómitos e uma diarreia.
Os testes realizados foram positivos com o paludismo mas o documento tranquiliza que outros exames mais aprofundados, com amostras de sangue, estão em curso.
O ministério da Saúde e Higiene Pública tomou medidas conservatórias, tratando todos os doentes sistematicamente.
Por outro lado, uma equipa conjunta do Instituto Nacional da Higiene Pública e do Programa Nacional de Luta contra o Paludismo está no local para tirar a limpo esta situação.
As duas instituições exortam às populações a utilizarem mosquiteiros impregnados de inseticida e consultarem um centro sanitário mais próximo, em caso de aparecimento dos primeiros sintomas.
Apelaram igualmente às populações para evitarem a automedicação.
-0- PANA JU/TBM/FK/DD 24set2019