Omicron de coronavírus chega à Guiné Conakry
Conakry, Guiné (PANA) – Vários casos da variante Omicron do coronavírus foram detetados na Guiné, revelou quarta-feira a Agência Nacional de Segurança Sanitária (ANSS).
N'a sua página do Facebook, a ANSS relatou 14 pessoas infetadas das 28 testadas e declaradas positivas.
"Após recolhas feitad em 28 pessoas, registamos 14 casos da variante Omicron do coronavíus. A cepa está em circulação mas as medidas de proteção podem salvar vidas. A isto se acrescenta a vacinação. Podemos prevenir as contaminações e as formas severas”, explica a ANSS.
No início da semana, a ANSS indicou que a pandemia do coronavírus, que registou um período de estabilidade no país, está a subir consideravelmente depois do registo, nas últimas quatro semanas, de mais de 700 por cento de aumento em termos de caso confirmados, enquanto a taxa de positividade passou de 0,9 por cento para 5,7 porcento.
Das 886 pessoas testadas recentemente, 108 foram declaradas positivas aumentando assim o total para 31.238, incluindo 28.804 curas e 389 óbitos desde o surto do primeiro caso no país, a 12 de março de 2020.
A ANSS indica que 140 doentes estão isolados nos Centros de Tratamento Epidemiológico (CTE).
"As autoridades estão particularmente preocupadas com uma nova vaga de epidemia ressurgir. A Guiné Conakry deverá enfrentar isso e preparar-se por conseguinte. Estamos a preparar-nos para a resposta em todos os setores”, afirmou num comunicado a ANSS.
Para o efeito, as autoridades apostam num melhoramento do tratamento dos pacientes, na capacidade de hospitalização, na sensibilização, na despistagem e na vacinação.
-0- PANA AC/JSG/FK/DD 30dez2021