Oito supostos terroristas morrem em confrontos com Exército Maliano
Bamako, Mali (PANA) - Oito supostos terroristas foram mortos, 16 suspeitos detidos e três bases desmanteladas pelas Forças Armadas do Mali (FAMA) em operações de segurança realizadas de 24 a 28 de fevereiro último, anuncia um comunicado publicado nesta sexta-feira, da Direção de Informação e Relações Públicas das Forças Armadas (DIRPA).
No teatro do centro do país, precisamente em Alatona, Niono, Bandiagara, Bankass, Mandoli Koro (centro) da operação Keletigui do plano Maliko, as ofensivas permitiram às Forças Armadas do Mali neutralizarem oito terroristas, prenderem 16 suspeitos e destruírem minas artesanais.
O comunicado acrescenta que quatro suspeitos terroristas foram detidos domingo último em Niafunké (Timbuktu), no norte do país.
Cinco suspeitos terroristas também foram presos durante operações no teatro sul (região de Sikasso) e postos à disposição da Gendarmaria Nacional.
Para o diretor da DIRPA, o coronel Souleymane Sidibé, estes “sucessos” confirmam a vontade das FAMA de “consolidar as conquistas operacionais" diante de terroristas cada vez mais ativos, mas que ainda possuem capacidades danosas, especialmente na colocação de minas artesanais e na tomada de reféns civis usados como escudos humanos.
Nos últimos meses, as Forças Armadas do Mali, que estão a crescer em força, obtiveram sucessos significativos contra terroristas ativos no Mali desde 2012, no início de uma profunda crise multiforme, em termos de segurança, política, económica e social, que conhece este país.
-0- PANA GT/JSG/SOC/MAR/DD 04março2022