Niamey, Níger (PANA) – Oito soldados nigerinos morreram e três outros ficaram feridos, num novo ataque terrorista perpetrado contra o seu quartel, em Chétimari Wangou, na província de Diffa, no extremo sudeste do Níger, indica um comunicado do Ministério nigerino da Defesa Nacional, que não precisa a data do ataque.
Segundo este comunicado, o ataque foi perpetrado por elementos da seita Boko Haram, a bordo de 20 carros fortemente armados.
A força de intervenção rápida neutralizou a quase totalidade dos assaltantes, destruindo uma viatura, sublinha o comunicado, acrescentando que os carros que conseguiram atravessar a fronteira foram quase todos neutralizados pelos raides da aviação da Força Multinacional Mista.
A província de Diffa, lembre-se, é objeto de ataques regulares do grupo terrorista nigeriano Boko Haram, desde fevereiro de 2015.
Face a esta situação, o Governo nigerino tomou medidas de segurança vinculativas para as populações que na sua maioria foram obrigados a abandonar as suas áreas de residência.
A província também alberga uma vasta comunidade da vizinha Nigéria que foge aos ataques repetitivos do grupo terrorista Boko Haram.
Esta situação levou os países da Bacia do Lago Tchad a criar uma Força Multinacional, que conseguiu reduzir as ações do grupo terrorista, que, no entanto, continua ativo na região.
-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 10março2020