Agência Panafricana de Notícias

Oito rebeldes jihadistas no Mali detidos em Sevare

Bamako, Mali (PANA) - Oito rebeldes jihadistas malianos detidos entre 28 de janeiro e 1 de fevereiro em Gao por militares malianos e franceses foram transferidos para Sévaré onde foram incarcerados na Brigada Mista da Gendarmaria desta localidade do norte do Mali, soube quinta-feira a PANA de fonte da segurança.

Estes combatentes jihadistas, todos eles membros do Movimento para a Unicidade do Jihad na África Ocidental (MUJAO), são cidadãos de três países africanos, designadamente seis Malianos, um Nigerino e um Argelino.

Segundo a mesma fonte, alguns dos islamitas detidos foram encontrados em escondeirijos na cidade de Gao, enquanto outros foram resgatados "in extremis" pelas Forças Amadas, quando uma multidão se preparava para os linchar.

Um outro de nacionalidade maliana, identificado por Aboubacrine Maïga, foi entregue pelos seus próprios pais à Associação Maliana dos Direitos Humanos (AMDH) que o levou para a Gendarmaria.

« Aboubacrine Maïga e um irmão seu aderiram ambos ao MUJAO para o grande desespero dos seus pais. Logo nas primeiras horas da libertação da cidade de Gao, o irmão mais velho foi linchado por uma multidão enfurecida, o que obrigou os pais a entregar Maïga às autoridades para lhe salvar a vida», explicou a mesma fonte.

-0- PANA GT/SSB/CJB/IZ 7fev2013