Agência Panafricana de Notícias

Oito países oeste-africanos determinados a conservar património audiovisual

Paris, França (PANA) - Oito países da África Ocidental membros da União Económica e Monetária Oeste Africana (UEMOA) comprometeram-se a conservar o seu património audiovisual, soube a PANA de fonte oficial.

Trata-se do Benin, do Burkina Faso, da Côte d´Ivoire, da Guiné-Bissau, do Mali, do Níger, do Senegal e do Togo. assinado uma convenção que instaura o depósito legal audiovisual.

"O depósito legal audiovisual é um dispositivo jurídico que permite aos Estados garantirem a recolha de documentos audiovisuais com objetivo de conservar, pesquisar e educar.

No quadro da diretiva adotada pela UEMOA, programas de rádio, de televisão e, num segundo tempo, filmes de cinema bem como vídeos e documentos multimédia poderão ser salvaguardados depois de a maioria dos mesmos ter desaparecido definitivamente há muitos anos", indicou um comunicado dos organismos signatários.

Único exemplo de iniciativa comunitária em matéria de depósito legal audivisual e divulgado a 1 de dezembro corrente no Jornal Oficial da UEMOA, a diretiva foi elaborada em 2014 graças à Organização Internacional da Francofonia (OIF) com o apoio da União Europeia e do Grupo dos Estados África Caraíbas e Pacífico (ACP).

O trabalho de redação deste documento considerado como um primeiro a nível mundial, foi efetuado pela UEMOA com a ajuda de peritos do Instituto Nacional do Audiovisual (INA) da França.

O mesmo diz respeito ao Benin, ao Burkina Faso, à Côte d´Ivoire, à Guiné-Bissau, ao Mali, ao Níger, ao Senegal e ao Togo.

A diretiva que acaba de entrar em vigor, acrescentou o comunicado, deverá ser realizada num prazo de dois anos por cada Estado envolvido..

O património audiovisual assim constituído poderá igualmente contribuir para o relançamento da produção e da difusão de programas audiovisuais na África Ocidental.

-0- PANA BM/BEH/SOC/MAR/DD 05dez018