Agência Panafricana de Notícias

Oito países africanos convidados para cimeira do G8 na Itália

Bruxelas- Bélgica (PANA) -- No total, oito países africanos, designadamente Angola, África do Sul, Nigéria, Senegal, Etiópia, Egipto, Argélia e a Líbia, participam na Cimeira do G8 que se iniciou quarta-feira em Aquila, na Itália, anunciou em Bruxelas um porta-voz europeu.
Os países africanos participarão sexta-feira numa sessão de trabalho sobre a segurança alimentar, aberta a todos os países que tomam parte nos trabalhos da cimeira de Aquila.
Segundo um relatório de uma Organização Não Governamental (ING) europeia, Action Aid, os países do G8 deverão consagrar anualmente pelo menos 23 biliões de dólares americanos, até 2012, à crise alimentar com o fito de reduzir para a metade a fome no mundo até 2015.
Consagrada à economia mundial e aos grandes desafios mundiais, o dia de quarta-feira é reservado aos países membros do G8 que são a Alemanha, o Canadá, os Estados Unidos, a França, a Grã-Bretanha, a Itália, o Japão e a Rússia, afirmou o porta-voz europeu.
Quinta-feira, juntar-se-ão ao G8 os países do G5, que agrupa a África do Sul, o Brasil, a China e a Índia, o Egipto, convidados para esta reunião cujos debates permitirão abordar grandes questões internacionais e o desenvolvimento.
A esta reunião seguir-se-á uma sessão aberta aos jovens representantes do G8, baptizados "Júnior 8" e do Fórum das Principais Economias Emergentes, incluindo a África do Sul, a República da Coreia, o México e a Indonésia, consagrado ao comércio e à mudança climática.