Oito novos casos de coronavírus detectados no Togo
Lomé, Togo (PANA) - Oito novos casos de coronavírus foram detetados no Togo, elevando para nove o número de pacientes confirmados, de acordo com um comunicado oficial.
A nota assinada pelo ministro da Saúde e Higiene Pública, Mustafa Mijiyawa, foi lida quinta-feira, na Televisão Togolesa (TVT), durante o noticiário das 20:00 horas locais.
Segundo o ministro, cinco casos revelaram-se positivos entre os familiares do primeiro caso detetado em 5 de março corrente .
Além desses próximos do primeiro caso, há outros três casos confirmados na última quarta-feira, 18 de março, sendo um cidadão francês, outro alemão e outro togolês que regressaram da Europa.
No entanto, o primeiro caso detetado a 5 de março último é uma mulher togolesa de 42 anos de idade que "já está curada, mas permanece sob vigilância médica".
Ela acabava de regressar ao Togo após uma visita à Alemanha, França e à Turquia via Benin para chegar a Lomé.
Diante da expansão da epidemia, o Governo pede à opulação que seja mais responsável e vigilante e que respeite as medidas tomadas pelo Estado.
Todas as disposições estão a ser tomadas, de acordo com o ministro, para lidar com novos casos.
Na segunda-feira, o Governo togolês, na sequência de uma reunião do Conselho de Ministros, suspendeu os voos provenientes dos países mais afetados (Itália, Espanha, Alemanha e França).
Aglomerações de mais de 100 pessoas estão proibidas e os eventos nacionais e internacionais cancelados ou suspensos.
Por outro lado, o Estado anunciou o desembolso de dois biliões de francos CFA para lidar com a pandemia (um dólar americano equivale a 604,750 francos CFA).
-0- PANA FAA/DIM/IZ 20março2020