Agência Panafricana de Notícias

Oito mortos em confrontos entre grupos armados rivais em Tripoli

Tripoli, Líbia (PANA) - Pelo menos oito pessoas, incluindo um civil, morreram esta segunda-feira durante violentos confrontos armados que opuseram dois grupos armados rivais em Tajoura, subúrbio leste de Tripoli, ilustrando o caos de insegurança prevalecente na capital controlada por milícias armadas.

Armas ligeiras e médias foram utilizadas para matar sete pessoas combatentes de dois batalhões e um civil que sucumbiu aos seus ferimentos, indicaram testemunhas.

Além do incêndio e da destruição de casas e prédios perto do hospital de Cardiologia de Tajoura onde confrontos ocorreram e nos seus arredores, acrescentaram.

Uma mediação levada a cabo pelo Conselho dos Notáveis de Tajoura começou a atenuar a tensão entre estes dois grupos armados mas ainda não estão disponíveis informações sobre as razões deste novo recrudescimento de violência.

Tripoli foi o teatro de combates, nos últimos dias, entre grupos armados de Misrata e outros grupos extremistas próximos dos elementos da Liga Dura do Congresso Nacional Geral (CNG-Parlamento Cessante), mas que funciona paralelamente Câmara dos Representantes líbios (Parlamento reconhecido pela comunidade internacional).

Deserções começam a surgir no seio da coligação de grupos armados de Fajr Libya que tomaram o controlo, em agosto de 2014, de Tripoli aumentando assim rivalidades entre estas milícias armadas.

-0- PANA BY/IS/MAR/DD 14dez2015