Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – Oito pessoas morreram quinta-feira em represálias contra a Comunidade Fula (camponeses) na aldeia de Soudougui, na região do centro-leste do Burkina Faso, indicou a associação de defesa da referida comunidade (Kisal).
"Um habitante terá sido encontrado morto a machadada por um desconhecido. Depois do enterro, a população acusou diretamente os Fulas, o que implicou represálias cujo balanço é oito Fulas mortos”, escreveu a associação num comunicado.
As forças de defesa e de segurança burkinabe procederam a detenções no seio da comunidade incriminada.
“Convidamos as autoridades a tomarem rapidamente medidas de prevenção contra a escalada da violência”, acrescentou a fonte.
Nenhuma reação oficial se registou até ao momento.
A situação de segurança do Burkina Faso degradou-se nos últimos anos, devido a ataques terroristas, a assassinatos direcionados e a represálias contra algumas comunidades, obrigando milhares de pessoas a deslocarem-se ao interior do país.
Quinta-feira última, o Parlamento burkinabe votou uma lei que prorroga o estado de emergência para mais seis meses em várias províncias do país, refere-se.
-0- PANA TNDD/BEH/SOC/MAR/DD 12julho2019