Agência Panafricana de Notícias

Oito jornais privados ivoirienses suspendem publicação

Abidjan, Côte d’Ivoire (PANA) – O Coletivo dos Jornais para a Defesa dos Acervos de 28 de Novembro na Côte d’Ivoire decidiu suspender a publicação de oito diários privados, a partir de sexta-feira até nova ordem, para protestar contra “perseguição inaceitável” destes órgãos de imprensa, cujos jornalistas estariam “em perigo de morte permanente”.

O grupo divulgou um comunicado para denunciar os atos de vandalismo e as ameaças de encerramento de que estes jornais são objeto por se recusarem a « acompanhar os atos ilegais do Governo ilegítimo de Laurent Gbagbo ».

Os jornais abrangidos pela medida são o « Le Nouveau Réveil », o « le Patriote », o « le Jour plus », o « le Mandat », o « l'Intelligent d'Abidjan », o « le Démocrate », o « l'Expression » e o « Nord-Sud Quotidien ».

Sexta-feira passada, o Conselho Nacional da Imprensa (CNP), órgão regulador da imprensa escrita, suspendeu a publicação de « Le Nouveau Réveil » e do «Le Jour Plus » por seis dias por «tratamento tendencioso e calunioso da informação ».

O “Nord-Sud Quotidien” e o “le Patriote” foram sancionados a pagar uma multa de um milhão de francos CFA (cerca de dois mil e 100 dólares americanos), ao passo que o “L’Intelligent d’Abidjan” anunciou uma suspensão provisória de publicação por « razões de insegurança ».

-0- PANA BAL/JSG/MAR/TON 28fev2011