Oito jogadores e técnico da seleção de Cabo Verde testam positivos à covid-19
Praia, Cabo Verde (PANA) – Oito jogadores e o treinador adjunto da seleção de futebol de Cabo Verde, que prepara, na cidade da Praia, a sua participação no CAN2021, foram colocados em isolamento depois de testarem positivos à covid-19, apurou a PANA de fonte federativa.
Conforme um comunicado de imprensa divulgada pela Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF), esta foi a razão para o cancelamento do treino de quinta-feira, no Estádio da Várzea, na capital cabo-verdiana .
A FCF esclarece que, no âmbito dos testes efetuados quarta-feira, a todos os elementos da comitiva, com os resultados a saírem na madrugada de quinta-feira, o treinador adjunto Humberto Bettencourt e os jogadores Vozinha, Márcio da Rosa, Ponck, Kenny Rocha, Garry Rodrigues testaram positivos e foram de imediato colocados em isolamento, mesmo não apresentando quaisquer sintomas.
Entretanto, no final da manhã de quarta-feira, os elementos técnicos e os jogadores, que testaram negativos, voltaram a fazer um novo teste PCR, tendo os resultados saídos na noite de quinta-feira, com mais dois casos positivos, designadamente os jogadores Keven Ramos e Jeffry Fortes, também isolados.
Já anteriormente Stopira tinha sido o primeiro futebolista da seleção a testar positivo a Sars-Cov-2 (covid-19).
Hoje, sexta-feira, 31 de dezembro, a seleção treina no Estádio da Várzea com jogadores disponíveis para Bubista e a sua equipa técnica, precisamente os defesas Roberto Lopes, Steven Fortes, Dylan Tavares, Steve Furtado e João Paulo Fernandes; os médios Marco Soares, Nuno Borges, Nenass, Jamiro Monteiro e Patrick Andrade e os avançados Lisandro Semedo, Willis Furtado, Willy Semedo, Gilson Tavares, e Djaniny.
A selecção cabo-verdiana de futebol tinha agendado um jogo particular contra a sua congénere de Marrocos, a realizar quinta-feira, 30, em solo marroquino, mas a partida foi cancelada devido a uma vaga de infeções pelo novo coronavírus entre os jogadores da daquele país.
Os 'tubarões azuis', nome da seleção cabo-verdiana de futebol, iniciaram esta semana o estágio de preparação para a CAN 2021, que arranca em janeiro, nos Camarões, onde Cabo Verde está no grupo A com adversários comk Etiópia, Burkina Faso e os anfitriões, os Camarões.
De acordo como o calendário da prova, Cabo Verde, que participa pela terceira vez numa fase final do CAN, vai fazer a sua estreia a 09 de janeiro frente à Etiópia.
A prova máxima de seleções em África, que vai decorrer entre 09 de janeiro e 06 de fevereiro de 2022, devia realizar-se em 2021, nos Camarões, mas foi adiada para 2022 devido à pandemia do coronavírus, embora mantenha a designação de CAN 2021.
-0- PANA CS/DD 31dez2021