Oito cadáveres de emigrantes clandestinos encalhados em praia lííbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Oito corpos dr, vida de migrantes clandestinos, cujo barco naufragou, foram encontrados entre 26 de janeiro e 1 de fevereiro de 2021, numa praia líbia, anunciou a Organização Internacional para as Migrações (OIM).
A OIM afirmou que não houve nenhum sobrevivente que tenha regressado à terra firme.
Numa tabela iconográfica publicada na sua página tweeter, o Escritório da IOM em Trípoli disse que, durante os primeiros dois meses de 2021, cerca de 469 emigrantes foram trazidos de volta à Líbia por guardas costeiros, incluindo 384 homens e 35 menores.
A mesma fonte acrescentou que, durante os primeiros meses de 2021, foram registados 12 mortos e dados como desaparecidos 67, dos quais 44 mulheres e seis meninas.
Em 2020, 11 mil 881 migrantes ilegais foram trazidos de volta à Líbia, enquanto 386 outros morreram durante a travessia do mar Mediterrâneo e 597 dados como desaparecidos, de acordo com estatísticas da Agência de Migração da ONU.
No final de janeiro último, equipas da IOM chegaram ao ponto de desembarque em Trípoli para ajudar 82 migrantes trazidos à costa líbia por guardas costeiros.
Os emigrantes relataram à IOM que pelo menos 17 pessoas, incluindo mulheres e crianças, perderam a vida durante a viagem.
A Líbia, país de trânsito e de destino da emigração ilegal, está confrontado nos últimos anos com um fluxo migratório significativo.
Alguns estão determinados a atravessar o Mediterrâneo rumo à Europa.
-0- PANA BY/IS/MAR/DD 1fevereiro2021