Agência Panafricana de Notícias

Oitava cimeira Africidades prevista para dezembro de 2018 no Congo

Brazzaville, Congo (PANA) - A oitava cimeira Africidades, uma plataforma das coletividades locais africanas, vai realizar-se em dezembro de 2018, em Brazzaville, no Congo, para encorajar e alargar o diálogo e a troca de conhecimentos sobre as políticas de descentralização a todos os atores interessados, soube a PANA esta quinta-feira junto das autoridades municipais, na capital congolesa.

Organizada cada três anos pelas Cidades e Governos Locais Unidos de África (CGLUA), esta cimeira representa uma oportunidade singular de diálogo entre eleitos locais africanos, parceiros de desenvolvimento e ministros responsáveis pelas coletividades locais sobre a execução das políticas de descentralização no continente.

Quase cinco mil congressistas e decisores dos quais responsáveis políticos e administrativos, eleitos locais e organizações da sociedade civil participarão nos trabalhos desta cimeira.

Uma missão do Secretariado Geral das CGLUA está em Brazzaville com vista a avaliar, com as autoridades congolesas, os compromissos subscritos no caderno de encargos desta cimeira.

Liderada pelo diretor das Operações desta instituição pan-africana, Souleymane Idrissa Maiga, a delegação manterá encontros com responsáveis municipais e governamentais bem como com outros atores envolvidos na preparação e na organização desta cimeira.

Esta delegação de peritos visitará também as infraestruturas destinadas a acolher a cimeira, tais como o centro de conferências internacional em construção nos arredores norte de Brazzaville, infraestruturas turísticas e hoteleiras bem como a zona destinada ao salão internacional das cidades e coletitividades territoriais de África que será organizada à margem desta cimeira.

Este salão colocará em contacto mais de 100 expositores esperados de diferentes setores de atividades ligados às necessidades do mercado das coletividades territoriais.

Desde a primeira edição realizada em janeiro de 1998, em Abidjan, na Côte d’Ivoire, a cimeira Africidades tornou-se, ao longo do tempo, numa oportunidade de envergadura de avaliação da execução das políticas de descentralização em África.

-0- PANA MB/TBM/FK/IZ 22set2016