Agência Panafricana de Notícias

Oficial superior do Exército burundês assassinado em Bujumbura

Bujumbura, Burundi (PANA) – O coronel Emmanuel Buzubona, do Exército burundês, e o seu motorista foram abatidos quarta-feira à noite por indivíduos não identificados, em Kinama, um bairro popular do norte de Bujumbura, soube-se de fontes de segurança na capital burundesa.

Outros relatos provenientes do interior do país deram conta esta quinta-feira de outras duas pessoas mortas e duas outras feridas num tiroteio entre um grupo de indivíduos armados e forças da ordem em Bururi, uma província do sul do Burundi, já enlutada pela morte de quatro militantes do partido no poder abatidos a tiro, menos de uma semana antes.

Sobre o incidente de quarta-feira à noite na capital, o porta-voz do Ministério da Segurança Pública, Moïse Nkurunziza, indicou que as duas vítimas foram executadas à granada pelos seus agressores que conseguiram fugir após a prática do ato.

Colocado em Dar es Salaam, na Tanzânia, como oficial-instrutor afetado pelo Exército burundês ao quadro da cooperação militar entre os Estados-membros da Comunidade Económica da África Oriental (EAC), o coronel Buzubona estava em Bujumbura em licença.

O seu motorista, cuja identidade exata não foi fornecida, teria sido apenas uma « vítima colateral » deste quarto assassinato de uma alta patente do Exército burundês desde 22 de março último em Bujumbura.

-0- PANA FB/JSG/FK/IZ 21abril2016