Agência Panafricana de Notícias

Oficial superior de Força Aérea líbia ferido em ataque na cidade líbia de Benghazi

Benghazi, Líbia (PANA) - Um oficial da Força Aérea líbia ficou ferido e três veículos pertecentes a soldados das Forças Especiais Saiqa da mesma explodiram num ataque, sexta-feira, em Benghazi, no nordeste do país, indicaram fontes de segurança e hospitalar.

"O tenente-coronel Abdelkafi al-Kouaffi escapou a uma tentativa de assassinato a tiro perpetrada por homens armados que dispararam sexta-feira à noite em sua direção", indicou uma fonte médica precisando que a vítima foi submetida a uma operação cirúrgica.

Por outro lado, desconhecidos colocaram, sexta-feira à noite, um engenho explosivo debaixo do veículo de um soldado, identificado como Salem al-Nabli, causando-lhe danos materiais sem fazer vítimas, indicaram fontes de segurança da cidade.

Em dezembro último, o pai deste soldado foi decapitado depois de raptado por desconhecidos que deitaram a sua cabeça e o resto do corpo algumas semanas mais tarde, indica-se.

Sexta-feira de manhã, desconhecidos fizeram explodir o carro de um soldado e incendiaram o de um outro nos ataques separados em Benghazi, sem fazer vítimas, segundo as mesmas fontes.

Desde a destituição, em agosto de 2011, do regime de Muamar Kadafi, a região oriental da Líbia, nomeadamente Benghazi, é palco de uma onda de violências mortíferas quase diárias visando militares, polícias e outros militantes da sociedade civil.

Estes ataques, que não poupam os edifícios públicos, prejudicaram também interesses estrangeiros.

Suspeita-se que movimentos islamitas radicais, muito bem implantados na região, sejam autores destes atos violentos por não hesitarem em qualificar as autoridades atuais no poder no país de "apóstatas" e reclamar pela criação de um califado na Líbia.

-0- PANA BY/JSG/CJB/DD 05abr2014