Bamako, Mali (PANA) – O chefe regional do Mecanismo Operacional de Coordenação (MOC) de Gao, no norte do Mali, o coronel Abba Soumaré, foi assassinado, quinta-feira, por volta das 18 horas, no sétimo bairro da cidade, situada a cerca de mil e 200 quilómetros de Bamako, soube a PANA de fonte segura no local.
O coronel Soumaré sucumbiu aos seus ferimentos no Hospital Regional de Gao, para onde também foi evacuado um seu guarda-costa gravemente ferido no mesmo incidente, de acordo com a fonte.
Eles estavam a bordo dum veículo furtado por homens armados ainda não identificados.
O Mecanismo Operacional de Coordenação é composto por batalhões de ex-combatentes e militares das Forças Armadas Malianas, criado em conformidade com o Acordo de Paz e Reconciliação, saído do processo maliano de Argel.
Instalado nas regiões de Tombouctou, Gao e Kidal, no norte, a estrutura visa organizar patrulhas mistas para proteger populações e seus bens nestas regiões inseguras desde 2012.
O MOC é uma das recomendações fortes do Acordo de Paz e Reconciliação, cujo objetivo é alcançar uma paz duradoura no Mali, depois duma série de rebeliões de tuaregues independentistas.
A cidade de Gao conhece, nos últimos tempos, assassinatos de membros do MOC, de operadores económicos, às vezes cometidos por homens armados não identificados.
-0- PANA GT/JSG/MAR/DD 15maio2020