Agência Panafricana de Notícias

Oficial do Exértico líbio acusa Turquia de armar grupos terroristas

Tripoli, Líbia (PANA) - O porta-voz da operação militar "Dignidade", do Exército líbio, reiterou as suas acusações contra a Turquia de "financiamento e armamento dos grupos terroristas na Líbia" numa altura em que o país vive ondas de ataques terroristas.

Em declarações à cadeia de televisão "Sky News Arabic", sábado, o tenente-coronel Mohamed al-Hijazi, indicou que "os grupos terroristas utilizam yachts que partem do porto de Misrata (cerca de 220 quilómetros a leste de Tripoli) importados da Turquia, para transportar continuamente combatentes estrangeiros".

Numa outra declaração ao jornal "Al-Arabi" de Londres, sábado, al-Hijazi disse que "os aparelhos caças líbios detetaram, nos últimos dias, tentativas crescentes de grupos extremistas de transferir armas, material militar e combatentes do exterior da Líbia para o interior por mar e por terra, apesar dos ataques dos aviões caças do Exército líbio".

Al-Hijazi descreveu estas tentativas como "uma frente aberta face ao Exército para o desviar da sua luta contra o terrorismo".

O Exército líbio destruiu, há alguns dias, um navio ao largo das costas de Benghazi (leste), transportando a bordo "combatentes estrangeiros e quantidades de armas", segundo al-Hijazi, sublinhando que o navio entrou nas águas territoriais líbias proveniente da Turquia.

Além disso, a aviação aérea líbia visou sábado um navio no porto de Al-Mreissa, no oeste de Benghazi.

-0- PANA BY/TBM/MAR/IZ 23ago2015

.