Agência Panafricana de Notícias

Oficial do Exército senegalês morto em Casamança

Ziguinchor- Senegal (PANA) -- Um oficial subalterno do Exército senegalês foi morto sábado na periferia sudoeste de Ziguinchor (sul do Senegal), num ataque de homens armados supostamente pertencentes ao Movimento das Forças Democráticas da Casamança (MFDC, rebelião), soube a PANA de fontes militares.
A vítima, que pertencia ao corpo dos comandos, gravemente ferido e transferido para o hospital regional de Ziguinchor, sucumbiu aos seus ferimentos, segundo estas fontes que indicam que o ataque fez igualmente três feridos entre os militares.
O ataque, que tinha por alvo, sábado de madrugada, uma posição do Exército senegalês em Baraf, aldeia situada a cerca de cinco quilómetros de Ziguinchor, cidade capital da Casamança, provocou violentos confrontos com arma pesada entre os assaltantes e os militares.
Os confrontos criaram um pânico geral no seio dos habitantes da zona, obrigando os camponeses, neste período de colheitas, a deixar rapidamente os campos, revelaram os habitanes do bairro Diabir, situado perto do lugar do ataque.
Um habitante da aldeia de Diabir disse que os confrontos foram tão violentos que os militares instaram a população a voltar às suas casas até que a situação se acalmasse.
Há dois dias, outros confrontos opuseram o Exército senegalês aos rebeldes do MFDC em Baraka-Bounaou, localidade situada perto da fronteira bissau-guineense, a cerca de 18 quilómetros sudeste de Ziguinchor, mantando um soldado senegalês.
Na véspera destes confrontos, um outro ataque rebelde fez uma vítima, um professor morto em Edioungou, a cerca de 40 quilómetros oeste de Ziguinchor.